FactsOfIsrael.com News, Comments and Links

<- Back to Main page

September 10, 2002
 Send to Printer    Link to this page
Falta de conhecimento (Portuguese)
O senador José Alencar, candidato à vice-presidente na chapa de Luís Inácio Lula da Silva, disse em uma entrevista no início do ano que a solução para o conflito entre israelenses e palestinos seria Israel se mudar de lugar. Mas semana passada ele esteve presente na sede da Congregação Israelita de São Paulo para as comemorações de Rosh Hashana junto com toda a equipe do PT.
Segundo o senador, ele não disse o que disse por mal...

FALTA DE CONHECIMENTO
Por Li-Chang Shuen
li@mirante.com.br

Durante os serviços religiosos de Rosh Hashana, o candidato do PT à presidência, Luís Inácio Lula da Silva, e seu vice, José Alencar, estiveram presentes à sede da Congregação Israelita de São Paulo com dois objetivos, um declarado e outro velado. Com a visita, o presidenciável do PT tentou desfazer o clima ruim criado por declarações de José Alencar sobre qual seria a solução para o conflito no Oriente Médio. Em entrevista ao jornalista Boris Casoy o senador disse que a solução seria Israel se mudar dali. Aproveitando a visita do político à CIP, o rabino Henry Sobel entregou uma carta ao senador onde explicava os laços entre o povo judeu e a terra de Israel.

Segundo José Alencar, as declarações não foram por maldade, mas por falta de conhecimento. Pois por falta de conhecimento muitos políticos acabam perdendo prestígio e, consequentemente, votos. Fica a lição, para José Alencar, de nunca abrir a boca para falar sobre algo que não lhe seja ao menos minimamente conhecido. O preconceito é uma consequência imediata da ignorância e o radicalismo está a um degrau acima dos mitos sustentados por visões limitadas de questões tão complexas como a tocante ao conflito entre israelenses e palestinos.

Veladamente, não apenas os candidatos do PT mas todos os outros que em época de eleição e datas festivas colocam um solidéu na cabeça e dão o ar de suas graças nas sinagogas, buscam a aproximação com uma comunidade pequena mas influente, principalmente quando são considerados os empresários e empreendedores de um grupo que representa menos de 1% da população brasileira. Um percentual tão pequeno de brasileiros não ganha eleição, mas pode ter um papel decisivo quando o apoio desejado vai além do simples digitar de números numa urna eletrônica.

Candidaturas precisam de dinheiro. Candidaturas precisam de apoio logístico e aliados estratégicos. Empresários, de qualquer setor, credo ou orientação ideológica são aliados estratégicos. Lideranças comunitárias, no contexto do Brasil, são ainda mais estratégicas para que sejam construídas bases sólidas em torno de um nome. E diante do atual quadro eleitoral brasileiro, onde cada voto vale por muitos em disputas tão acirradas, ninguém quer dispensar um voto, muito menos os alguns milhares que a comunidade judaica tupiniquim pode render. Ninguém quer perder a confiança de empresário nenhum ou sair das graças de liderança comunitária alguma.

O problema para os candidatos do PT/PL é que eles começaram errado mostrando falta de tato para lidar com essa pequena mas barulhenta porcentagem de pessoas que sabem que moram no Brasil, que precisam se preocupar com o futuro do Brasil, mas que não esquecem que vivem em um mundo globalizado e, mais importante, não se esquivam de voltar a atenção para Israel, um pequeno país que representa um grande ideal. Agora José Alencar pode até saber disso, mas talvez seja tarde demais.

Posted by David Melle at September 10, 2002 07:17 AM
Comments
Post a comment 
Name:


Email Address:


URL:


Comments:


Remember info?



Email this entry
Email this entry to (please enter email address):


Your email address:


Message (optional):


Referrers to this Page

FAIR USE NOTICE

This site contains some copyrighted materials the use of which has not always been specifically authorized by the copyright owner. We are making such material available in our efforts to advance understanding of environmental, political, human rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We believe this constitutes a 'fair use' of any such copyrighted material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included information for research and educational purposes. For more information go to: http://www.law.cornell.edu/uscode/17/107.shtml. If you wish to use copyrighted material from this site for purposes of your own that go beyond 'fair use', you must obtain permission from the copyright owner.




(According to digits.com)